top of page

Conheça algumas das principais gírias e expressões do Hip-hop

  • Foto do escritor: somdovinil
    somdovinil
  • 4 de mai.
  • 3 min de leitura

O mundo o Hip-hop utiliza de muitos temos em inglês, por isso preparamos um glossário com seus significados


04/05/2025 - Escrito por: Calebe Dias e Gabriel Morais

Notorious B.I.G. e Tupac Shakur são a representação máxima dos termos East Coast x West Coast | Foto: Mary Evans/FILMFOUR/LAFAYETTE FILMS/Ronald Grant/Everett Collection
Notorious B.I.G. e Tupac Shakur são a representação máxima dos termos East Coast x West Coast | Foto: Mary Evans/FILMFOUR/LAFAYETTE FILMS/Ronald Grant/Everett Collection

Pelo fato de o Hip-hop ter nascido nos Estados Unidos, é muito comum ver expressões em inglês se misturarem com palavras em português, além de palavras em inglês, o movimento carrega muitas gírias próprias. Para te ajudar a não perder nada, o Mixtape preparou uma lista com as principais expressões do Hip-hop e seus significados.


-        B-BOY/B-GIRL:

Termo usado para denominar os dançarinos de Break Dance. Com o passar dos anos, adquiriu um nome reduzido. O “B” vem como abreviação do termo “Break” seguido do gênero do dançarino ou da dançarina.

 

-        BEEF:

A palavra “Beef” é utilizada quando se quer dizer que um artista tem algum problema ou briga com outro. Por exemplo, Kendrick Lamar e Drake tiveram um “beef” no último ano.

 

-        FLOW:

Assim como seu significado no dicionário, o termo “flow” é utilizado para se referir ao ritmo ou cadência do rapper em sua música. Por exemplo, quando o MC consegue encaixar na batida da música é comum dizer que ele está no “flow”.

 

-        NEW SCHOOL/OLD SCHOOL:

Esses termos são utilizados para se referir aos novos e velhos artistas, com “New School” se referindo aos novos artistas, e “Old School” os artistas antigos. Por exemplo, Tupac e B.I.G seriam artistas da Old School, enquanto o Tyler The Creator e a Doechii seriam da New School.

 

-        CENA:

A palavra “cena” é utilizada para se referir ao movimento em determinado local, ela se refere ao cenário tanto musical quanto cultural do Hip-hop. Por isso, quando se quer saber como é o cenário do Hip-hop em determinado lugar se diz, “Como é a CENA aí ?”.

 

-        DISS:

A “diss” é uma música exclusivamente de ataque de um MC para outro, um exemplo de “diss” é, “Not Like Us” de Kendrick Lamar, que é um ataque ao Drake.

 

-        MC:

Um dos quatro elementos do Hip-hop, a sigla “MC” significa Mestre de Cerimônias. No surgimento do Hip-hop os MCs eram os responsáveis por animar as festas de DJs, por isso o nome de mestre de cerimônia. Com o passar do tempo, o termo passou a se referir a quem escrevia e cantava músicas.

 

-        SAMPLE:

Trata-se de um “recorte” ou apropriação de um trecho de determinada composição musical, utilizada como base para outras produções. Isso é muito característico no campo do rap. No single Gold Digger, do rapper norte-americano Kanye West, por exemplo, podemos perceber trechos de I Got A Woman, letra do falecido Ray Charles.

 

-        TRACK:

“Track” é a maneira como as músicas são chamadas, uma track nada mais é do que uma música lançada por algum rapper, por exemplo, “O rap é compromisso” é uma “track” do Sabotagem.

 

-        WEST COAST/EAST COAST:

Numa tradução literal, West Coast e East Coast se referem, respectivamente, à costa oeste e à costa leste dos Estados Unidos. Mas no mundo do Hip-hop, esses termos não só se referem à localização geográfica, mas também ao estilo musical dos artistas. Por exemplo, 2Pac é um rapper da West Coast enquanto B.I.G é da East Coast, essa relação vem justamente da origem dos artistas, enquanto Tupac é da Califórnia, costa oeste dos EUA, Biggie é de Nova York, costa leste dos EUA.


 
 
 

Comentários


HIP-HOP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© Mixtape.Powered and secured by Wix 

 

Universidade Federal de Uberlândia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Santa Mônica, Uberlândia - MG, 38408-100

bottom of page