Kendrick Lamar x Drake: Um ano depois, entenda como aconteceu uma das maiores brigas da história da música
- Gabriel Morais
- 2 de mai.
- 6 min de leitura
Atualizado: 4 de mai.
Relembre a ordem cronológica do “beef” entre os rappers que parou o mundo do Hip-Hop
02/05/2025 - Escrito por: Gabriel Morais

Na última semana, a diss track “Euphoria”, de Kendrick Lamar, completou 1 ano do seu lançamento, que ficou marcado com a primeira das inúmeras músicas lançadas durante o conflito entre Kendrick e Drake, dois colossos do Hip-Hop. Para comemorar este aniversário, preparamos uma linha do tempo para você relembrar todas as músicas que saíram nesse meio tempo, desde a despretensiosa “First Person Shooter” até a matadora “Not Like Us”.
Outubro de 2023 - Drake feat. J.Cole - “ First Person Shooter”
Quando Drake lançou o álbum “For All The Dogs” ninguém imaginava o que estava por vir, nem mesmo o próprio rapper, já que a música “First Person Shooter” do canadense, com o J. Cole, não é uma diss track, pelo contrário, na música eles elogiam Kendrick e elegem os três, como o “Big Three” do rap moderno. Mas a afirmação acabou não pegando bem pro rapper americano, que viu aí um motivo pra começar uma briga que se arrastaria por todo o ano.
22/03/2024 - Future feat. Kendrick (Prod. Metro Boomin) - “Like That”
Foi aqui que a briga começou de verdade. Na música “Like That”, Kendrick aparece de surpresa e ataca Drake e J.Cole por insinuarem estar no mesmo nível que ele. O verso que mais viralizou da música foi “Motherf*** the big three, n****, is just big me”, fazendo menção justamente á esta mensagem.
05/04/2024 - J.Cole - “7 Minute Drill”
Esquecida pela maioria das pessoas, “7 Minute Drill” é a resposta de J.Cole ao ataque de Kendrick á ele e Drake. Apesar da diss ser sólida, com Cole afirmando que Kendrick caiu de nível e já teria sido ultrapassado por ele, além de questionar o fato do californiano lançar poucas músicas, ela não durou muito nos serviços de streaming.
Menos de dez dias depois, J.Cole excluiu a música dos serviços de streaming e se desculpou com Kendrick, afirmando que fez a diss no calor do momento e que não quer briga, se retirando da briga. A situação gerou algumas piadas, principalmente pelo fato do álbum que a música “7 Minute Drill” foi lançada se chamar, “Might Delete Later”, o que em português seria algo como, “Talvez Delete Depois”, e ele realmente deletou a música.
19/04/2024 - Drake - “Push Ups”
A música "Push Ups" é a primeira diss track de verdade da briga, já que nela Drake ataca diretamente Kendrick por 4 minutos. Na letra, o canadense zomba da altura de Kendrick e questiona o fato do americano ter inúmeras participações em músicas Pop, insinuando que ele não seria um rapper de verdade.
24/04/2024 - Drake - “Taylor Made Freestyle”
Este provavelmente foi o maior tiro no pé de Drake durante toda a briga. Em “Taylor Made Freestyle” ele utiliza de IA para replicar a voz de lendas de West Coast, como 2Pac e Snoop Dogg, para atacar Kendrick Lamar. Na letra da música ele continua com seus ataques, relembrando a relação de Kendrick com o mundo pop, além de dizer que está decepcionado pela falta de uma resposta.
Entretanto, a música não pegou nada bem com a indústria. Diversos cantores vieram a público criticar o uso da IA simulando a voz de PAC e Snoop, e como resultado, os responsáveis pelo espólio de Tupac vieram á público ordenar que a música fosse tirada das plataformas. Drake acatou o pedido, tirando ela de seus perfis, contudo a música ainda está disponível no Youtube.
31/04/2024 - Kendrick Lamar - “Euphoria”
Essa é a primeira resposta de Kendrick, já que, apesar dos ataques terem começado em uma música dele, é somente em “Euphoria” que ele lança a sua primeira diss track da briga. Na música ele questiona a negritude de Drake, além de atacar o rapper por supostamente utilizar de “Ghost Writers” para escrever suas músicas. Essa ainda não é a música mais impactante de Kendrick na briga, mas sim seu cartão de visitas.
- Clique aqui para escutar a música "Euphoria"
03/05/2024 - Kendrick Lamar - “6:16 in LA”
Dobrando a aposta, Kendrick lança outra diss apenas 72 horas depois da primeira. A faixa traz Jack Antonoff na produção, conhecido por trabalhar com a cantora pop Taylor Swift, sendo uma clara resposta de Kendrick Lamar às falas de Drake. Com a produção de Antonoff, o americano deixa claro que não se importa com essas acusações, além de implantar uma pulga atrás da orelha do canadense ao afirmar que teria um infiltrado na OVO, produtora de Drake.
03/05/2024 - Drake - “Family Matters”
Menos de 15 horas depois de Kendrick lançar “6:16 in LA”, Drake lança a faixa considerada como a sua melhor diss track, “Family Matters”. Na música ele afirma que Kendrick teria vergonha de sua própria esposa e que ele também teria agredido ela, acusações que nunca foram comprovadas. Na música o canadense também ataca A$AP Rocky, The Weeknd, Metro Boomin, Future e Rick Ross, por terem se posicionado do lado de Kendrick.
- Clique aqui para escutar a músicas "Family Matters"
04/05/2024 - Kendrick Lamar - “Meet the Grahams”
E foi aqui que a loucura foi oficialmente instaurada. Literalmente minutos depois de Drake lançar “Family Matters”, Kendrick posta “Meet the Grahams”. Com um instrumental muito pesado, K-Dot conversa diretamente com os familiares de Drake, e acusa o canadense de estar escondendo outra filha. Drake assumiu seu filho depois de Pusha T afirmar que ele estaria com vergonha de assumir a criança, além de afirmar que ele estaria escondendo agressores sexuais em sua gravadora, acusações que também nunca foram comprovadas. Kendrick Lamar vai além e faz acusações ainda mais graves contra Drake, sugerindo que o rival enfrenta problemas com bebida, vício em jogos de azar e, por fim, acusando-o de pedofilia.
04/05/2024 - Kendrick Lamar - “Not Like Us”
Menos de 24 horas depois, Kendrick lança a música mais famosa da briga, “Not Like Us". Com uma batida característica dos rap West Coast e uma letra envolvente, o rapper de Compton canta uma das músicas mais emblemáticas dos últimos tempos.
Com frases como “They not like us”, “Certified lover boy? Certified pedophile!” e “A-minoooor”, Kendrick consegue não só atacar Drake, como também emplacar um hit que ficará marcado na história por dar fim a uma das maiores batalhas do Hip-Hop. Para além disso, a faixa também rendeu diversas premiações para Kendrick Lamar, incluindo um feito raro na história, já que ele entrou para uma lista que possuía apenas Lauryn Hill e Amy Winehouse, de artistas que conquistaram cinco 'Grammys' com uma mesma música.
05/05/2024 - Drake - “The Heart pt.6”
Em uma tentativa de se defender dos ataques de Kendrick, Drake lança “The Heart pt.6”, cujo o nome faz referência a uma série de músicas que o americano tem. Entretanto, a faixa não chegou nem perto do sucesso de “Not Like Us” e é o fim da briga, com Drake sendo moralmente derrotado por Kendrick Lamar.
09/02/2025 - Kendrick no show do intervalo do Superbowl
Muito devido ao sucesso que Kendrick conseguiu depois da briga com Drake, ele foi o escolhido para se apresentar no show do intervalo do Superbowl LIX. Em um dos maiores palcos do mundo e para milhões de pessoas por todo o globo, Kendrick performa seus sucessos recentes, terminando o show com a música “Not Like Us”.
Para milhões de pessoas, K-Dot não só chama Drake de pedófilo, como escuta todo o estádio gritando em unisom a mesma coisa, uma mensagem clara para o canadense que a partir daquele momento ele realmente não estava mais à altura de Kendrick. Um final engraçado para uma briga que começou com Drake afirmando em “First Person Shooter”, “I'm bigger than the Superbowl”, em português, "Eu sou maior que o Superbowl".
Resumo da briga
No fim, a batalha entre Kendrick Lamar e Drake foi muito importante para o mundo do Hip-Hop, trazendo de volta um ar de conflito que estava adormecido desde a briga entre Jay-Z e Nas. Por mais que obviamente Kendrick tenha saído muito maior do que entrou e Drake muito menor, ambos trouxeram o olhar de um público de fora do Hip-Hop para a cena, colaborando com o crescimento do movimento e da arte.





Comentários